Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é definido como um conjunto de estratégias e atividades que uma empresa/pessoa executa online com o intuito gerar maior engajamento do público e atrair novos negócios. Sempre buscando criar relacionamento com os clientes e desenvolver uma identidade de marca.

É um forte aliado quando se trata em promover produtos, serviços ou marcas por meio das mídias digitais. Sendo assim uma das principais maneiras pelas quais as empresas têm para se comunicar diretamente com seu público, de forma personalizada e no momento certo.

    Os principais canais digitais trabalhados são os blogs, plataformas de busca, mídias sociais, e-mail marketing, WhatsApp business, entre outros. Sempre procurando a solução de dores e desejos de potenciais clientes.

    O marketing digital como ferramenta de estratégia de comunicação pode ser realizado por empresas, profissionais da área ou freelancers. Vale ressaltar que existem diversos fatores como culturais, psicológicos, geográficos ou até jurídicos que influenciam os consumidores na decisão de compra. Por isso, para uma comunicação eficiente e assertiva da sua empresa, contrate sempre um profissional da área ou uma empresa especializada, que poderá te encaminhar corretamente e encontrar o melhor caminho para o crescimento do seu negócio.

    Veja os números que encontramos na internet:

  • O Brasil possui 127 milhões de usuários ativos mensais no Facebook
  • Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos anos, o Youtube é, hoje, a maior rede no Brasil e a segunda maior do mundo.
  • Em terceiro lugar, o WhatsApp conta com 89% dos respondentes brasileiros presentes.
  • Com 69 milhões de usuários ativos no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram se destaca como uma das principais redes sociais de hoje.

"As mídias sociais estão entre as principais ferramentas para desenvolvimento de marca e comunicação empresarial com o público"

A importância do Marketing Digital

As redes sociais, blog e e-mail marketing devem estar de acordo com seus objetivos e metas da empresa. Por isso, um planejamento estratégico profissional se faz necessário como uma ferramenta de negócio essencial para alavancar suas vendas e impulsionar o seu negócio como um todo. São vários as vantagens para a sua empresa, as mais relevantes são:

  • InteratividadeUma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, é a interatividade com o público. O foco não está mais apenas no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.
  • Análise e mensuraçãoNo mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Ter acesso à essas informações e poder mudar suas estratégias pode ser um fator decisivo para alavancar as suas vendas.
  • Mais oportunidades para as empresasHoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores de qualquer lugar do mundo. Assim, seu negócio não está restrito apenas a sua cidade, mas possui oportunidades antes inalcançáveis com o marketing tradicional.
  • DirecionamentoCom o Marketing Digital as empresas conseguem fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa. Assim, além de economizar, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.
  • Garantir uma presença forte na internetJuntamente com um site bem elaborado, as mídias online permitem que sua empresa seja encontrada de maneira rápida na internet, sendo encontrado assim de forma mais fácil pelo seu consumidor.
  • Sair na frente da concorrênciaSua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.
  • Investimento de baixo custoCom as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional.
  • É dinâmicoConstantemente existem mudanças no mercado. Para acompanhá-las é necessário plataformas e mídias que são de fácil adaptação. Diferente do marketing tradicional, o digital permite maior flexibilidade na mudanças de estratégias e posicionamento nas redes sociais e mídias online.

Estratégias do Marketing Digital

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de Marketing Digital. Um profissional da área pode te direcionar para o melhor caminho. Aqui selecionamos as mais relevantes:

Marketing de Conteúdo

Os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e, na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções. Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência.

Blog

O blog é a casa do Marketing de Conteúdo.

Por ser de fácil edição e administração, é um forte aliado para que as empresas consigam colocar em prática, de forma rápida, econômica e rápida uma estratégia de comunicação. É um canal exclusivo da empresa, que permite uma comunicação direta com o público, sendo assim um relacionamento mais direto, objetivo e eficiente.

Redes Sociais

Comunicação, influência e diálogo. Essas são as características das redes sociais. Ter uma página nas principais redes sociais é algo que hoje se encontra como indispensável, seja para promoção de ações publicitárias, seja para conteúdos recorrentes do negócio.

Além disso, a identificação do público com a marca, além do produto e serviço, com os valores e ideais da empresa é imprescindível para uma comunicação eficiente com seu público. E as redes sociais são um excelente canal para que esse engajamento aconteça.

E-mail Marketing

E-mail Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet.

Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

SEO

Ser encontrado de forma orgânica no Google, sem precisar pagar por anúncios, é uma das estratégias de Marketing Digital chamado Search Engine Optimization, ou SEO.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode prover a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranking. Um bom SEO permite que seu site seja encontrado mais rapidamente e assim, aumenta as oportunidades de negócios para sua empresa.

Etapas da estratégia de marketing

  • 1

    Início

    Levantamento de dados para entendimento do projeto.

  • 2

    Proposta

    Elaboração da proposta comercial contendo a descrição do projeto e orçamento.

  • 3

    Criação

    Criação e validação do conteúdo de marketing.

  • 4

    Finalização

    Liberação para o público.

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